quinta-feira, 18 de abril de 2013

Experiências em Empreendedorismo Materno - Bem Gerar - Maternidade & Desenvolvimento, em Sorocaba/SP


Dando continuidade à série que destaca algumas experiências c/ empreendedorismo materno, ainda no interior paulista, hoje será a vez de contar a história do Bem Gerar, em Sorocaba, onde também acontecem os encontros do grupo de apoio ao parto Ishtar Sorocaba, que tem outros núcleos em alguns Estados, como Rio de Janeiro, Minas Gerais, Pernambuco.


Gerenciado pela terapeuta ocupacional Carla Arruda, também doula e mãe de dois filhotes, o Henrique e a Heloísa, o espaço nasceu em 2008 como um site com informações sobre parto e amamentação, além de uma vontade, um sonho antigo de trabalhar com gestantes, sendo que na época Carla atuava mais como terapeuta ocupacional do que como doula, no município.

O projeto foi tomando forma com grupos, cursos, partos, atendimentos, grupo de mães e muitas mulheres que precisavam refazer sua vida após a maternidade. Assim, em novembro de 2012, surgiu fisicamente o local para abrigar tantos trabalhos, pioneiro na cidade e região.

Despedida da barriga c/ pintura em Henna de Ariane Chiebao.

Uma casa, um segundo lar para gestantes, mães e famílias... tudo simples, mas acolhedor, sendo bem-vindos sempre as crianças e quem mais se interessar.
            
O enfoque principal está no trabalho pela humanização do parto e nascimento e maternidade ativa, com palestras, equipe de doulas e parteiras, cursos diversos, grupos para gestantes e mães. Além disso, há uma equipe formada por mães na parte clínica com Acupuntura, Drenagem Linfática, Psicologia e outros; integrando, ainda, um estúdio de fotografia de Fabi Ribeiro e aulas como Yoga, Baby Yoga e Pilates. 

Grupo de gestantes Ishtar Sorocaba.

Curso de Shantala.

Aula de Baby Yoga.

Parto domiciliar c/ equipe humanizada.

Parto domiciliar de Daniele Andrade, c/ doulagem de Carla Arruda e fotografia de Fabi Ribeiro.




"A ideia é que em um só lugar as mulheres possam se informar, se cuidar e fazer amizades. É uma grande família que trabalha, aprende e se ajuda", afirma Carla.

Carla Arruda em Oficina de banho de balde.

* Mensalmente há uma agenda com convidados, palestras e eventos, confira no site: www.bemgerar.com

Contato pelo email: bemgerar@gmail.com


Fotos: Acervo de Carla Arruda.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...