No dia do evento me encontrei com um amigo queridíssimo, e lá fomos nós ver as sacas de farinha, as Arpilleras, que contavam a opressão vivida durante a Ditadura de Pinochet, na década de 70. Produzidas especialmente na Isla Negra, sul do Chile, mulheres artesãs contavam suas dores, perdas, desamores com companheiros, filh@s, parente exilados.
Bianca Lanu
Das mortes, arte!
Foi amor a primeira vista!
E, para alegria pudemos ter uma oficina com a curadora Roberta Bacic, e com a educadora e psicóloga Esther Vital, que passou a ser comadre e a nos ensinar, em três outras oficinas como produzir telas Arpilleras - mais tarde tive a sacralidade de ser uma de suas doulas e virei uma arpillera (suspiros) *.
A 1a. foi em outubro do mesmo ano, onde um grupo de mulheres bordou a capa de Parteiras Caiçaras, e, ainda, três outras telas que introduzem os capítulos.
Leandro Cagiano
Na segunda visita de Esther foram partilhados bordados sobre o Rio Ribeira de Iguape, o único rio que corre livre no Estado e que há mais de 20 anos o Grupo Votorantim, de Antônio Ermírio quer construir uma série de barragens para sustentar a extração de alumínio de sua empresa. Comunidades de ribeirinhos, caiçaras e quilombolas lutam décadas contra este outro tipo de opressão - a do capital!
Mira
Por fim, tecemos no outro dia arpilleras pessoais, sobre nossa biografia.
Mira
Assim, cada vez mais a técnica ganhou forma, e atualmente venho atuando como facilitadora de oficinas de Arpilleras, Brasil afora!
A intenção é trabalhar nesta arte-terapia relacionada à educação perinatal, as sensações, emoções, conflitos de períodos como gestação, parto, nascimento, maternidade, com grupos de mulheres para bordarmos nossa história!
Abaixo alguns desses locais onde tive o prazer de compartilhar linhas, agulhas, risos, cafés :)
Quem se interessar, vem c/ a gente ;)
Em Ourinhos/SP, na casa pangea.
Em Curitiba/PR, na Casa João de Barro.
E, neste fim-de-semana, na PatchAula, em São José dos Campos,
no Vale do Paraíba/SP!
Em agosto. em Bauru, interior paulista, no Jardim de Om!
\o/ \o/ \o/
Bianca Lanu
*
Esther Vital - Imagem e arte têxtil.
Nenhum comentário:
Postar um comentário