quarta-feira, 14 de abril de 2010

Salutogênese

Como esse conceito tem sido comentado nos posts do Periodicum da Weleda do Brasil, que tenho publicado o link semanalmente, segue informação sobre o que venha a ser Salutogênese.

Salutogênese, do latim salus (saúde) e do grego genesis (origem), é um termo cunhado por Aaron Antonovsky para designar a busca das razões que levam alguém a estar saudável. Esse conceito representou uma mudança de paradigma nas Ciências da Saúde, que até então buscavam uma explicação apenas para a razão de alguém estar doente (patogênese). O conceito de Salutogênese é uma das teorias mais bem desenvolvidas na Psicologia médica a respeito da importância de fatores protetivos para a saúde humana.

O Modelo de Antonovsky concentra sua atenção nos recursos pessoais (ing. resources) protetivos, ou seja, aqueles elementos internos que auxiliam a pessoa na superação das dificuldades que surgem em sua vida. Dentre esses recursos recebe o senso de coerência (ing. sense of coherence) uma atenção especial devido ao seu papel na manutenção da saúde individual. Senso de coerência designa uma postura de vida que consiste na medida em que o indivíduo possui uma sensação duradoura de confiança de que:

  1. os estímulos e acontecimentos apresentados no decorrer da vida pelo meio-ambiente e suas próprias experiências internas possuem uma estrutura, uma lógica e são, assim, compreensíveis e previsíveis (compreensibilidade);
  2. a pessoa possui recursos suficientes para enfrentar os desafios apresentados por tais acontecimentos (realizabilidade) e
  3. tais desafios são esforços que valem a pena (significado).

O importância do senso de coerência como fator de proteção da saúde pôde ser confirmado pela pesquisa empírica.

Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Salutog%C3%A9nese

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...