quarta-feira, 23 de junho de 2010

Babás

Minhas andanças pelo blog Muitos Desenhos, de Mariana Massarani, ilustradora de livros infantis que adoro e que inclusive nos cedeu o uso do desenho que ilustra nossa logotipo, cuja arte gráfica é de Pata, me fez descobrir uma crônica de Fernanda Torres, publicada na Veja Rio em 06 de janeiro desse ano e que fala sobre babás, cujo título leva esse nome, Babás. No blog Parto no Brasil postei no dia 07 de janeiro uma outra crônica sua, Parto Normal, e refletindo sobre as duas vejo que opinião é algo muito individual e cada um tem a sua mesmo! Leia também e deixe seu comentário! Nos diga o que você pensa sobre as babás, sobre o papel da maternidade nos dias atuais, como você vê a "terceirização" de nossos filhos ou conte-nos sua experiência como mãe/pai! Para ler os textos de Fernanda clique sobre o título das crônicas e aproveite para conhecer/ver os lindos desenhos de Massarani, apaixonantes! Mas, não esqueça de postar seu comentário! Desenho de Mariana Massarani_babas-web_

Um comentário:

  1. Olá,
    Tem uma coisa muito interessante nessa crônica, Babás. A parte que ela fala que observou numa tribo indígena as mulheres cuidando coletivamente dos filhos enquanto tratavam dos seus afazeres domésticos. Disse que ficou com a impressão de que realmente não é humano o casal cuidar sozinho do filhote. Recentemente descobri uma pedagoga argentina (tb escritora), Laura Gutman, que fala justamente isso - o ser humano vivia em tribos, e o trabalho de cuidar de um filho era compartilhado entre muitas mulheres. E hoje somos "obrigados" a viver praticamente isolados e dessa forma dar conta do bebê/criança. É uma tarefa muito pesada. Senti isso na pele ao me tornar mãe. Que bom seria se encontrássemos uma nova forma de fazer isso nos dias atuais! Se pudessemos viver numa espécie de tribo novamente, encontrando apoio e também oferencendo o nosso.

    Sobre a terceirização, acredito que para o casal que trabalha fora, seja natural e inevitável contar com a ajuda de outros cuidadores. Mas mesmo trabalhando fora, dá pra ser o responsável pela criação dos filhos, pela sua educação. Isso não é necessariamente terceirizado só pq o filho está na escolinha ou com uma babá. Terceirizar, pra mim, é qdo os pais não se importam em saber como estão os filhos, não impõem limites, não se preocupam em educar e passar valores (pq isso "é papel da escola"), e não se preocupam em passar um tempo junto (sentar, brincar, cuidar, trocar fralda, dar banho, comida) mesmo que seja no final de semana.
    Ter filho pequeno na escola ou ter babá pra mim significa de certa forma "ampliar a tribo".

    (muito bom o blog! parabéns!)
    Abraços!

    ResponderExcluir

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...