domingo, 25 de julho de 2010

Dia fora do tempo

No calendário de 13 luas de 28 dias, o Calendário Maia da Paz, estamos no "Dia-Fora-do-Tempo", que corresponde ao dia 25 de julho do calendário gregoriano. É um dia intermediário entre o final de um ano, neste caso o Ano Semente Auto-Existente Amarela, que terminou ontem, e o início de um novo ano, que será o Ano Lua Harmônica Vermelha e terá início amanhã, dia 26. É denominado como o "Dia-Fora-do-Tempo" porque não faz parte das 13 luas do calendário, uma vez que elas são compostas de 28 dias cada uma dando um total de 364 dias e o 365º não é abrigado por elas. Hoje é um dia muito especial para que experimentemos a nossa total liberação no tempo, e, por isso que nessa data ocorrem celebrações em muitos lugares do Brasil e no mundo. Hoje é considerado o "Dia do Perdão Universal", o "Dia da Liberdade Galáctica", sendo muito importante reconciliar-se consigo mesmo e com os demais, reciclar seus sentimentos e emoções e recomeçar libertando o que é desnecessário em nosso trilhar. Informações extraídas do site Calendário da Paz.

3 comentários:

  1. Uma correção: acho que no site original já foi modificado, porque NENHUM dos três calendários simultâneos maia é formado por 13 meses de 28 dias.

    ResponderExcluir
  2. Não entendi sua consideração Ártemis... essas informações foram extraídas do site Calendário da Paz, um sítio virtual confiável sobre esse assunto... não sou expert no assunto, mas sempre ouvi que são 13 meses compostos por 28 dias no calendário maia, e q o dia 25 de julho é o Dia Fora do Tempo... como achei interessante o assunto, mesmo não sendo nosso foco de discussão aqui do blog resolvi postar, p/ q td@s nós vibrássemos nesse dia (e em tdos os outros!) boas vibrações, pensamentos... se vc souber algo dessas questões socialize conosco! Abraços,
    Bianca

    ResponderExcluir
  3. Bianca, eu acessei o site ontem. E lá não tinha a referência 'Calendário Maia da Paz', apenas 'Calendário da Paz'. Certamente o texto do site sofreu edição posterior.

    Os maias mantinham 3 calendários simultaneamente: o 'ano sagrado' - Tzolkin (13 meses de 20 dias cada = 260 dias), o 'ano civil' - Haab ( 18 meses de 20 dias + 5 = 365 dias) e a 'conta longa' (aquele que dizem que vai acabar em 2012). Os três eram 'atualizados' todos os dias.

    Mais info pode ser vista aqui http://www.webexhibits.org/calendars/calendar-mayan.html
    Tenho um livro em casa que fala sobre isso, posso digitar um pedaço se interessar.

    Agora, calendários de 13 meses tem vários. O babilônico, o judaico e o chinês, por exemplo.

    ResponderExcluir

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...