sexta-feira, 20 de agosto de 2010

Relato de obstetr@s da Maternidade Escola da UFRJ sem nenhum embasamento científico sobre parto em casa

A-B-S-U-R-D-O!!! Impossível não ficar indignada após ler um despaltério desse de profissionais que não tem o domínio suficiente para debater sobre tipos de parto, dentre eles, o parto domiciliar, chamado preconceituosamente de parto caseiro. Retrocesso é ler nos dias de hoje, com tanta literatura médica disponível e pesquisas baseadas em evidências científicas bobagens como essas! Particularmente fiquei "p" da vida quando li a matéria postada no Olhar Vital - Faces e Interfaces (Universidade Federal do Rio de Janeiro-Coordenadoria de Comunicação) - Parto em casa: saúde ou risco?, por Michelly Rosa & Vivian Langer. Guardem esses nomes car@s cariocas: Ivo Basílio da Costa Júnior & Evelise Pochmann. Álias, quanto será a taxa de cirurgias cesarianas desses profissionais? Confiram algumas partes que merecem destaque (para ler na íntegra clic sobre o título do release): "O parto caseiro geralmente é realizado por parteiras que utilizam as mesmas ferramentas dos médicos para extrair a placenta e contrair o útero". / "... as desvantagens de um parto domiciliar no que tange aos riscos, que tanto a mulher como o recém nascido correm. Muitas vezes sou questionado sobre o que é o parto normal. E a resposta é simples: parto normal é aquele em que tanto a mãe como seu bebê ficam bem e com saúde após o mesmo, independente se o bebê nasceu pela via transvaginal ou pela cesariana". / " Parto normal não é para quem quer e, sim, para quem pode", / "Querer defender o parto domiciliar é um retrocesso, pois os riscos são infinitamente maiores do que os benefícios. Dizer o contrário é uma temeridade". / "Um ambiente hospitalar, com equipe multidisciplinar atenciosa e carinhosa, eficiente e que permita à gestante e seu acompanhante a tranquilidade necessária nesse momento tão importante torna o parto muito mais humanizado e seguro". - Ivo B. C. Jr.; "... a mulher não tem infraestrutura domiciliar para intervir em qualquer transtorno que possa haver durante o trabalho de parto. Se tiver uma convulsão ou algum problema não há como salvar a criança ou mãe". / "Antigamente, crianças morriam durante e após o parto, porque era em casa". / "Outro fator é que as anestesias peridurais proporcionam à mulher um parto quase indolor. As mulheres de hoje em dia são menos predispostas a sentir dor". / "... parto normal sim, parto em casa não". - Evelise P.

3 comentários:

  1. Bianca, realmente assustadora a reportagem! Completamente falsa! É um absurdo que isso seja dito num meio de divulgação como o jornal virtual da UFRJ. De fato, um monte de achismos que não fazem jus ao título de seus locutores!

    Valeu por se manifestar, levarei o link lá para o blog.

    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Eu tive dois partos normais hospitalares e um domiciliar.
    Nos dois partos hospitalares recebi anestesia peridural. No primeiro resolvi que nunca mais passaria por aquilo :-), no segundo o que salvou foi pensar que a dor ia acabar e "daqui a algumas horas terei minha filha em meus braços". No terceiro parto, domiciliar, sem anestesia, quando comecei a sentir alguma dor, meu filho nasceu. Lindo saudável, "com uma equipe atenciosa, carinhosa e eficiente" coisa que não encontrei no hospital.

    ResponderExcluir

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...