sábado, 23 de outubro de 2010

Namastê

Bom dia,
Compartilho com vocês uma vivência muito bacana que tive essa semana.
Desde que Rudá nasceu que dedico integralmente meu tempo a ele, entre fraldas, tetas e pesquisas com comunidades tradicionais caiçaras, coordenações de projetos culturais, prestação de serviços numa ong local (Rede Cananéia) e a edição do Blog Parto no Brasil, em parceria com minha querida amiga Ana Carolina, que comungou comigo quando a conheci (salve salve Patota da Cozinha) um período muito difícil que vivi em 2004, quando me separei do meu 1o companheiro e passei oito meses longe de meu primogênito Ícaro, que não vive conosco desde 2006, quando vim para a Ilha de Cananéia, Vale do Ribeira/SP lecionar na rede estadual de ensino.

Kafo, Michelle, Fernando, Bruno, Ana e eu em noite de eclipse na UEL, Londrina, 2004_Acervo pessoal_
Tempos de tristeza, saudade, superação... e hoje experimento uma outra e nova maternidade, muito diferente daquela que a menina Bianca viveu aos 22 anos em Londrina/PR, recém graduada em Ciências Sociais (quando me formei na Universidade Estadual de Londrina - UEL em 2001 estava com cerca de 30 semanas), com muitos sonhos e desejos barrados pelo nascimento de um bebê e pouca grana, que era incrementada com a ajuda de minha mãe, ou seja, mal sabia cuidar de mim... mesmo assim, apesar de não ter parido o filhote devido uma cesárea intraparto, que hoje mais vejo como despreparo da GO, amamentei exclusivamente por seis meses tendo prolongado até um ano, quando iniciei a introdução do leite artificial.
Com o rompimento da relação e passados esses oito meses de tentativas frustantes voltei para Ourinhos, interior paulista para morar com minha mãe e Ícaro... outra fase conturbada... mas, passou e hoje dona de mim consigo administrar minha vida e cuidar do pequeno caçula, sem delegar a outros, compartilhada com meu companheiro Juliano, que divide as tarefas do dia-a-dia, além de ser graduando em Agronomia - Agroecologia em um curso com aulas sazonais, que acontecem nos dois primeiros meses do ano e nas férias de julho, na Universidade Federal de São Carlos - UFSCar, em parceria com o Programa Nacional de Educação pela Reforma Agrária - PRONERA.
Correria, corre corre...
Tempo? Pouco me sobra, ainda mais porque sou daquelas que não confia que o outro fará tão bem quanto eu... modéstia a parte, rs, assim, desde agosto de 2009 que Bianca é mãe de Rudá!
Aonde estou o pequeno também está! Reuniões, assembleias, cursos, oficinas, workshops... até certificado da oficina "Nascer: um evento da vida" com a parteira mexicana Naoli Vinaver Rudá tem, hehe!

Pois bem, essa semana foi diferente! No dia 19 comecei a ir nas aulas de Hatha Yoga que um grupo de amig@s e conhecid@s estão se reunindo para treinar, acontecendo duas vezes na semana, às terças e quintas, já nos dias 20 e 21 fiz uma oficina sobre conservação de livros e documentos em papel, ofertada pelo Sistema Estadual de Museus - SISEM-SP, ministrada pela artista plástica Kátia Gaiardoni, com direito, ainda, a cafezinho da tarde na casa de amigas!
O paizão e a cria ficaram muito bem, obrigada! E eu? Eu pude me curtir um bocadinho!

Rudá e Juliano, Cananéia, setembro de 2010_By Bianca Lanu_
Praticar Yoga é uma delícia! Fica a dica para quem está gestante do livro Parto Ativo: guia prático para o parto natural, de Janet Balaskas, onde a autora ilustra uma série de posturas (asânas) e, para quem quiser conhecê-la, em abril de 2011 ela estará no espaço Aobä, em Curitiba/PR, trazida pelo casal Mário e Luciana, pais de Rudá, Serena e Ayssô, tod@s nascidos em casa.

Saudação ao sol.

3 comentários:

  1. Ueba!

    Fico muito feliz de saber que chegou a hora de mamãe sair da toca! PARABÉNS para o binômio mãe-bebê pela nova fase! rsrs é verdade mas é brincadeira tá.


    Nossa passagem por aqui é para eterno aprenzidado mesmo!

    E nos ausentar da presença dos filhos é toda vez um processo delicado. Desejo muita luz (do sol!!!) para você e seus dois filhotes.
    Porque você é linda-querida demais! Menina dos potinhos.

    Amo e sinto muitas saudades de sentar pertinho, com cheirinho de café.

    Agora, aquele desenterro de fotografia foi engraçado! Saudades da patota de outrora....

    Beijos

    ResponderExcluir
  2. ah... qdo vcs forem tomar cafe juntas, vcs me chamam? :O)
    bjs Pata

    ResponderExcluir
  3. Pois é Ana, sentar pertinho... saudade!

    Era só chegar na Rua Bolívia - Fundos - Casa 2 - Residencial Tabajara q um café passadin na hora saia, hehe, entre papos de mulheres q se apaixonavam tda semana, e pelo homem errado (eles dormem!!!).

    Hahahahahahahahahah

    E Pata, só quero saber uma coisinha: qdo nos encontrarmos p/ um café será q só falaremos de... PARTO?!?

    Hahahahahah, pq Ana e eu na prosa semanal pelo cel só caimos nesse tema, rs.

    Beijo nas duas, da menina dos potinhos q hj ganhou mais uma do Rapha (uma caixinha de microfone linda, estilo caixa de ferramentas!).

    ResponderExcluir

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...