terça-feira, 22 de março de 2011

Nós mulheres precisamos das obstetrizes: por um parto c/ respeito!

10:35 am
Mulheres, obstetrizes, profissionais da saúde e ativistas do Movimento pela Humanização do Parto e Nascimento se reúnem na Cidade Universitária da Universidade de São Paulo - USP, em defesa do Curso de Obstetrícia, visto que o mesmo terá suas vagas diminuídas ou, até mesmo, será fechado. O embate é entre o COREN/COFEN/USP.
Já noticiamos a situação nos posts de domingo e de ontem linkando o abaixo-assinado que já conta com mais de 5000 assinaturas! E a mídia noticia:
IG, por Cinthia Rodrigues - Fusão do curso de Obstetrícia da USP significa fim da profissão - http://ultimosegundo.ig.com.br/educacao/fusao+do+curso+de+obstetricia+da+usp+significa+fim+da+profissao/n1238183622688.html
DCE - USP - Estudantes pela continuidade da graduação em Obstetrícia na USP - http://www.dceusp.org.br/2011/03/estudantes-pela-continuidade-da-graduacao-em-obstetricia-na-usp/
Em Defesa da Educação Pública - DCE da USP chama ato contra a extinção do curso de Obstetrícia - http://emdefesadaeducacao.wordpress.com/2011/03/21/dce-da-usp-chama-ato-contra-a-extincao-do-curso-de-obstetricia/
Além disso, a Carta Aberta divulgada ontem pelo Blog Parto no Brasil, escrita pela pesquisadora da Faculdade de Saúde Pública - FSP da USP, Simone Diniz, veiculou em outros endereços virtuais, como no Blog Saúde com Dilma e no site da Casa Angela. Inclusive, assinem esta petição para que a Casa Angela tenha seu convênio c/ o SUS estabelecido e dê continuidade em seus atendimentos em prol do parto normal - http://www.petitiononline.com/angela10/petition.html.
Confiram, ainda, o Relatório da EACH c/ as informações dos motivos para a diminuição do n° de vagas do Curso de Obstetrícia, entre outros - Estudo das Potencialidades, Revisão e Remanejamento de Vagas nos Cursos de Graduação da Escola de Artes, Ciências e Humanidades da USP, disponibilizado pelo DCE.
Abaixo segue Carta de Esclarecimento do mesmo órgão:
Caros Alunos,
Na manhã desta segunda-feira, dia 21 de março, foi realizada uma reunião entre a Direção da EACH, a Presidente da Comissão de Graduação, professores e representantes discentes do curso de Obstetrícia para esclarecimento das ações empreendidas, até o momento, junto ao Conselho Regional de Enfermagem de São Paulo (COREN-SP) e à Pró-Reitoria de Graduação em prol do curso.
No período da tarde, foi realizada outra reunião, desta vez com a Pró-Reitora de Graduação, Profa. Dra. Telma Zorn, para discutir a situação do curso de Obstetrícia. Participaram também do encontro o Pró-Reitor Adjunto, Prof. Dr. Paul Jean, o Vice-Diretor da EACH, Prof. Dr. Edson Leite, a Presidente da Comissão de Graduação, Profa. Dra. Mônica Yassuda, a Coordenadora do Curso, Profa. Dra. Nádia Zanon Narchi, e as Profas. Dras. Célia Regina Melo e Jacqueline Brigagão, além de quatro representantes discentes, Flavia Estevan, Thaís Cursino, Mariana Gersavio e Jéssica Silva. A Pró-Reitora afirmou que “a principal preocupação é com os egressos e com os alunos que estão cursando Obstetrícia. Tudo será feito para melhorar o curso. Se for necessária outra reformulação, ela será feita”.
Enquanto acontecia a reunião na Pró-Reitoria, o Diretor da EACH, Prof. Dr. Jorge Boueri, estava reunido com o Presidente do COREN, Dr. Claudio Porto. A partir deste encontro, ficou acertada uma reunião de esclarecimento com todos os alunos e egressos do curso de Obstetrícia para a próxima segunda-feira, dia 28 de março, às 14h, na sede do COREN-SP na Alameda Ribeirão Preto, 82, Bela Vista. Esta reunião contará também com a presença do Prof. Dr. Francisco Cordão, assessor técnico de ensino do COREN e Presidente da Câmara de Educação Básica do Conselho Nacional de Educação.
Quanto ao relatório elaborado pelo Grupo de Trabalho para Estudo das Potencialidades, Revisão e Remanejamento de Vagas nos Cursos de Graduação da EACH, presidido pelo Prof. Dr. Adolpho José Melfi, esclarecemos que o fórum para seu debate é junto à Comissão de Graduação da Escola.
Na Universidade de São Paulo é comum a avaliação permanente da graduação e a revisão dos cursos da EACH é absolutamente natural, indo de encontro às demandas sociais, científicas e tecnológicas da sociedade.
A Direção
Para finalizar a prosa assistam a manifestação dos/as estudantes de Obstetrícia após a divulgação deste relatório acima:

Um comentário:

  1. Querida amiga e companheira,
    que orgulho!

    Você tá excelente repórter!
    Transmissão praticamente simultânea, tempos cibertnéticos... Ciberativismo!

    Delicioso colaborar com este outro mundo possível, o qual queremos.

    Amo!


    Beijos

    ResponderExcluir

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...