segunda-feira, 13 de junho de 2011

Plano de Parto

Para iniciar a semana, especialmente p/ quem está gestando, ou pensando em ser mamãe, divulgamos um instrumento pouco utilizado entre as grávidas, mas que reúne seus desejos e escolhas p/ um dos momentos mais especiais relacionados a sua saúde reprodutiva - o parto. O Plano de Parto nada mais é do que um documento que a mulher e seu companheiro, caso queiram, redige e expõe como ela gostaria de ser atendida, incluindo o tipo de assistência e procedimentos realizados.
Àlias, tais assuntos deveriam ser discutidos durante o Pré Natal junto de quem lhe presta atendimento, seja seu G.O, seu/sua obstetra ou sua parteira, porém é muito comum passarmos as 40 semanas da gestação (quando esperam!) sem falar sobre o trabalho de parto e o parto, dependendo da escolha que fazemos, deixando aos cuidados médicos essa responsabilidade - a tal da medicalização do corpo feminino que tanto salientamos neste blog!
Neste post falamos sobre isso - E dr., como vai ser o parto?
* O parto é seu! Empodere-re! *
Abaixo algumas informações sobre o Plano de Parto - a blogesfera está recheada deste tema, basta consultar os blogs ou o Google nosso de cada dia!
- No site da Parto do Princípio tem exemplos de Planos de Parto escritos (inclusive o meu, rs!), deem uma espiada também.
- No site Amigas do Parto vocês podem conferir - O Que É _Porque Fazer: http://www.amigasdoparto.com.br/plano.html
- No site da HumPar (Associação Portuguesa pela Humanização do Parto), de Corroios, em Portugal:
Questões relacionadas com as rotinas hospitalares na admissão ao parto:
_ Gostaria que não me realizassem enema (clister);
_ Prefiro que me realizem enema;
_ Gostaria que apenas me realizassem tricotomia, se for necessária na altura da expulsão;
_ Gostaria que me realizassem tricotomia parcial logo na admissão;
_ Gostaria de poder tomar uma ducha;
Questões relacionadas com o trabalho de parto:
Gostaria que me acompanhasse durante o trabalho de parto:
_ o meu companheiro;
_ um parente;
_ um(a) amigo(a);
_ a minha Doula;
_ ninguém;
_ Gostaria de ter liberdade de movimentos durante esta fase;
_Gostaria de poder beber líquidos claros (água, chá);
_ Gostaria de circuncrever ao mínimo o número de exames vaginais;
_ Gostaria de ter musica ambiente no quarto;
_ Gostaria de ter o máximo silêncio no quarto;
_ Gostaria de ter luz suave no quarto;
_ Gostaria que não me rompessem artificialmente as membranas, se o bebê estiver bem;
Questões relacionadas com a monitorização do bebê:
_ Gostaria de ter monitorização intermitente, se o bebê estiver bem;
_ Desejaria ter monitorização contínua do bebê;
Questões relacionadas com a gestão da dor:
_ Gostaria de não ter medicação para a dor, a não ser que seja eu a solicitá-la;
_ Gostaria que me fosse administrada epidural, mais para o fim do trabalho de parto;
_ Gostaria que me fosse administrada epidural, o mais cedo possível;
_ Gostaria de poder utilizar métodos não farmacológicos para o alívio da dor (bola, massagens, terapia frio/calor);
Questões relacionadas com a fase de expulsão:
_ Gostaria que estivesse presente para assistir ao parto .....................;
_ Gostaria de poder usar os meus óculos;
_ Gostaria de poder escolher a posição mais confortável para parir;
_ Gostaria de poder tocar a cabeça do meu bebê, assim que ele coroar;
Questões relacionadas com a episiotomia:
_ Gostaria de não ser submetida a episiotomia (e assino termo de responsabilidade);
_ Gostaria de ser submetida a episiotomia apenas em situação de risco eminente de laceração;
_ Gostaria de ser submetida a episiotomia apenas em situação de risco de vida para o bebê;
_ Prefiro que me seja realizada a episiotomia;
Questões relacionadas com o recém-nascido:
_ Gostaria que o cordão fosse cortado, depois de deixar de pulsar;
_ Gostaria que fosse ................... a cortar o cordão umbilical;
_ Gostaria de pegar imediatamente no meu bebê;
_ Gostaria que realizassem os procedimentos ao recém-nascido na minha presença;
_ Gostaria de poder amamentar o meu bebê, na sua 1ª meia-hora de vida;
Questões relacionadas com a 3ª fase - expulsão:
_ Gostaria que me fosse mostrada a minha placenta;
_ Não desejo ver a minha placenta;
Questões relacionadas com a cesariana:
_ Gostaria de realizar uma cesariana apenas por razões clínicas, e sob efeito de epidural;
_ Gostaria que o meu acompanhante assistisse à minha cesariana;
_ Em caso de cesariana de emergência, gostaria que fosse .................. a cortar o cordão umbilical;
_ Em caso de cesariana de emergência, gostaria que fosse ..................... a pegar no bebê, assim que ele estivesse vestido;
_ Gostaria de realizar uma cesariana, a meu pedido.
MEU PARTO, MEU CORPO, MEU BEBÊ - A ESCOLHA É MINHA!
(SMRN-2011)
* Relendo meu PP vejo a idealização de um momento, que às vezes não coincide c/ nossas vontades. Comigo tive o parto que poderia ter, como desejei - em casa, c/ uma enfermeira obstetra, mesmo assim tive que lutar por ele e enfrentar esse cenário tortuoso da assistência obstétrica pública e privada - parto vaginal repleto de intervenções e violências versus cesárea eletiva (boa briga essa!)... Passei por 32 horas de trabalho de parto/parto, sendo um parto vaginal pós cesárea (PVPC, ou VBAC, em inglês); dequitação de placenta em seis horas, s/ tração; varizes no ânus (a tal das hemorróidas, que quase me mataram!), mas em contraponto me senti mais bicho do que nunca, cheia de ancestralidade, de gozo, c/ a cria vindo todinha p/ meu corpo, meu calor... grudadinho, juntinho - não tem preço, nem valor! Faria tudo novamente p/ viver esse momento único, mágico e transformador - afinal esse blog só existe pq Ana e eu parimos, oras!!!

2 comentários:

  1. muito interessante.
    O meu parto foi normal como eu queria. Mas ter este plano é td d bom.
    Bj bj

    ResponderExcluir
  2. Ai que lindo! Que delícia de post!

    Ou manifestamos nossas escolhas ou escolhem por e para nós.

    Beijos

    ResponderExcluir

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...