quinta-feira, 28 de abril de 2011

Semana Mundial pelo Respeito ao Nascimento 2010 - em Cananéia/SP

Nos dias 20 e 22 de maio de 2010 a Parto do Princípio e o Blog Parto no Brasil organizaram a Exposição Fotográfica Parir e Nascer: do trauma ao prazer, em duas comunidades tradicionais caiçaras de Cananéia, no Vale do Ribeira, litoral sul paulista, compreendendo a área continental (Comunidade do Ariri) e insular (Comunidade do Maruja, no Parque Estadual da Ilha do Cardoso - PEIC), em comemoração à Semana Mundial pelo Respeito ao Nascimento - 2010.
Além da exposição, contamos com a participação de algumas mulheres, moradoras do Ariri, em uma roda de conversa sobre parto e nascimento, entre elas agentes do Programa Saúde da Família (PSF) e também Dona Enedina, parteira da localidade que com seus mais de 70 anos já atendeu cerca de cem partos; nos relatos experiências, vivências, ervas usadas, benzimentos e rezas, uma riquíssima sabedoria contida nas histórias do povo, porém essas práticas já desapareceram, pois hoje o município é atendido em outra cidade em um hospital regional.
Abaixo seguem algumas fotos:
Montagem da Exposição Fotográfica no Ariri _ Não basta ser pai, tem que participar! _
Tudo pronto!
Simplicidade e beleza!
PP & SMRN
PP & E. E. Péricles Eugênio
Guilherme, o garoto curioso.
Rudá revivendo seu nascimento em casa!
Mulherada e criançada reunida!
Roda de conversa sobre parto e nascimento: o passado e o panorama atual.
Izildinha e Dona Enedina: duas gerações de parteiras no Ariri.
Ju, Bianca, agentes do PSF, Izildinha e Dona Enedina.
A organizadora e a parteira!
Em maio teremos uma nova edição do evento no Mundo todo, que c/ certeza será divulgado por aqui! Mês das Mamães, de ver lindas fotos e ter a chance de levar Parto com Amor, de Luciana e Marcelo, p/ casa, Ô delícia! Que venha maio!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...