quinta-feira, 16 de junho de 2011

Deusa da Maternidade

Hoje vou falar um pouco de Mitologia Egípcia! Há muito tempo sou fascinada pelo Egito, suas histórias, lendas, deuses... não foram raras às vezes em que sonhei que estava lá, junto das pirâmides e dessa incrível energia, em cores pastéis e alaranjadas! Grande sonho conhecer essa terra (um dia eu vou!)!
Ainda nos tempos da graduação, em 1998, tatuei um Olho de Hórus, no braço direito, minha 2a. tatuagem, das nove que tenho hoje (amo arte corporal!).
Hórus é um dos deuses egípcios, filho de Osíris e Isís, também chamado de Deus Sol, e representado por um falcão. O tempo passou (pois é, já sou uma balzaquiana...) e a tatoo foi perdendo as cores vivas. Bora fazer um cover up nela! Assim, resolvi pintá-la novamente e incluir outro desenho. Dias de pesquisas, buscas de imagem. E Isís não saia da minha mente, apesar de saber apenas que Ela foi mãe de Hórus, esposa de seu irmão Osíris. E, quantos desenhos lindos encontrei!
Depois de decidir que ilustraria Isís em meu corpo continuei buscando outras informações mais detalhadas, e para minha surpresa não é que a deusa alada é símbolo da maternidade e da fertilidade, além de ter sido parteira dela mesma, quando pariu Hórus!
Fiquei muito emocionada quando soube desses outros detalhes de Isís e mais do que na agora corri agendar c/ um tatuador, o Will Shanti, da Aldeia Tatoo, algumas sessões!
É incrível como o Universo devolve, através da Intuição, respostas para nossas escolhas, angústias, decisões... basta se (re)conectar a Ele!
Já foram duas "rabiscadas", em free hand (s/ decalque), c/ cerca de três horas cada (guenta mulher!), e ainda tenho que finalizar c/ alguns retoques e o fundo, mas já está maravilhosa e poderosa! Essa foto abaixo é da 1a. sessão (depois tiro outra p/ vcs verem como já está diferente, c/ as asas pintadas e a antiga cobra coberta).

Eu sou a mãe e a natureza inteira, senhora de todos os elementos, origem e princípio dos séculos, divindade suprema, rainha da alma dos mortos, primeira entre todos os habitantes do céu, os sopros salutares do mar, os silêncios desolados dos infernos, sou eu quem tudo governa segundo a minha vontade.
(Citado por Serge Sauneron em "Dictionaire de la civilisation égyptienne", Paris, 1959, p. 140)
P/ saber mais acessem os links:
http://pt.wikipedia.org/wiki/%C3%8Dsis
http://intensidade.wordpress.com/2008/05/25/isis-osiris-horus-e-set/
* Imagens encontradas na internet:
- Escultura egípcia de mulher parindo em posição vertical.
- Olho de Hórus, em amuleto.
- Hórus, em papiro.
- Isís.
- Isís amamentando Hórus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...