segunda-feira, 22 de agosto de 2011

Humanizar - Saúde Materna na Conferência Municipal das Mulheres

Neste final de semana, ao lado da grande amiga Marisse Queiroz, com quem, recentemente, tenho tido o prazer de trabalhar também, participei da I Conferência Municipal de Políticas para as Mulheres, de Londrina-PR.
Marília Mercer, co-coordenadora do GestaLondrina, também esteve presente. Levou as propostas da Parto do Princípio, que está agindo em Rede para inserir suas propostas em vários municípios. Confira o relato da Marília, com fotos.
Iara foi comigo na chuvosa sexta à noite; a Laís da Marília esteve presente, super mamou em público e até votou. Nossa mesa, com nós três apenas, era a que tinha a menor idade média. E falamos muito, muito. Falamos porque podemos e porque, de fato, temos muitas demandas.
Este trabalho começou há muito tempo, e está no contexto de criação de uma Associação Civil Pública - um grupo de mães que está se reunindo para obter um CNPJ e poder trabalhar com questões que nos tocam e nos movem.
Foi preciso conseguir um documento timbrado para participar como Delegada nesta Conferência Municipal. Sem muitas pretensões, e na real, sem saber como funcionaria a Plenária, mas querendo nos fazer ouvir, conseguimos incluir todas as novas propostas que tínhamos para a Saúde Materna, e todas foram aprovadas.
Agradecemos às duas instituições que nos confiaram seus nomes. Agradecemos muito a tod@s presentes.
As questões de saúde materna são realmente impressionantes para qualquer um, mas as feministas tendem a acreditar muito mais no que dizem as mulheres do que aos médicos e às suas instituições, por exemplo. É muito gratificante explicar o que é episiotomia, sua desnecessidade e seu siginificado simbólico para um público destes - ficamos livre daquele típico "Mas previne laceração!"

Marisse e eu fomos sorteadas e seguimos em delegação para Curitiba nos dias 11 e 12 de novembro. E vamos melhorar todas nossas propostas, para que sejam mantidas. De lá, nossas demandas estarão pertinho do III Plano Nacional de Políticas para as Mulheres.

Sábado foi um dia de exercício lindo. Cada um@ contribuindo com sugestões, sempre melhorando. Companheiras que irão a Conferência Estadual de Saúde se dispuseram a levar nossas propostas. Se você perceber onde e como podemos melhorar, contribua também. Estamos em excelente momento para inserir o parto humanizado na agenda política.
O Blog Parto no Brasil publica hoje então, o documento elaborado como relatório de nossa participação na Conferência. As propostas estão tal qual foram aprovadas. Tudo escrito à mão. Na hora. As moções foram acatadas, e assim, ficaram com a Comissão Organizadora. Mas em breve este material será atualizado, e todo o conteúdo será divulgado aqui.


2 comentários:

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...