quinta-feira, 23 de fevereiro de 2012

Chá de bençãos - boas práticas brasileiras

Elas não precisam ser profissionais da saúde, especialistas ou bacharéis em obstetrícia. Elas nem precisariam ser fundamental/excludentemente mulheres. O requisito é apenas que sejam capazes de "parar o mundo" para celebrar o sagrado feminino. Uma barriga imensa, dois corações - um deles ansioso com a espera mais divina, brilhante. Coragem, calma e amor. Abertura para o novo iminente.


"Será que é hoje?"
Relaxamento e espera pelo início do trabalho de parto: dias muito especiais!

Os últimos dias de barriga geralmente acometem as mulheres de muita ansiedade, que às vezes torna-se até mesmo angustiante. Afinal, vivemos em um país que tem o desrespeito, a pressa e a intervenção, como padrão de acolhimento nas maternidades. Outra característica marcante é o não-compromisso com a integridade física das mulheres e dos bebês. Um corte aqui, outro acolá. Mas tudo tão rápido, e tão profunda e sinceramente feliz quando o bebê está bem, que tod@s pensamos que estes pontos estão, em alguma medida, ok. Sobrevivemos. E de volta à nossa casa, de onde talvez pudéssemos nunca ter saído, cicatrizamos nossas feridas.


Como é possível, diante deste nosso cenário, esperar pelo início de trabalho de parto espontâneo, com serenidade, segurança e felicidade pelas inúmeras escolhas que somamos ao longo de 40 semanas? 

Para muitas de nós, é um repertório de muita luta - o médico privado, os profissionais do serviço público, a família, a mídia, parece que o mundo todo atenta-se apenas para os "perigos do parto normal". E vai explicar que não é esse tipo de parto normal que a gente fala que é lindo e prazeroso.... Como é difícil mudar a posição de uma mulher, evitar um corte cirúrgico tão didático, perder o controle da dinâmica dos fatos e deixá-la livre para se movimentar no momento do expulsivo! 

É mesmo muito difícil. E são poucas as redes de apoio verdadeiro para as mulheres que querem um parto ativo, sem cortes e intervenções desnecessárias, em casa ou no hospital, na água ou no chão. Mas as que existem são muito poderosas - quem já esteve numa roda de mulheres sábias, conhece a delícia que é parar o mundo para celebrar o sagrado feminino. A Parto do Princípio mantém uma lista de grupos de apoio atualizada em novembro de 2011, acesse aqui.

Então, o convite hoje é abrir-se para um nova experiência, o Chá de Bençãos. São práticas já consolidadas em algumas cidades do país, promovidas, entre outros, pelos grupos de apoio ao parto e à gestante Ishtar (em vários estados) e a Roda Bem-Nascer (Belo Horizonte, MG).


Vejam como Kalu Brum, co-editora do Blog Mamíferas, descreve o chá:
"O evento é uma delícia: mães com filhos grandes, pequenos, recém nascidos, barrigudas se reúnem e levam uma contribuição para o lanche comunitário, assim como ervas para um escalda pés. Enquanto algumas correm atrás dos filhotes, outras amamentam, as barrigudas se agrupam. E ali, mulheres com boas experiências de parto e maternagem escutam histórias, inspiram-se em caminhos de outras mulheres para encontrarem sua própria maneira de maternar.

Escalda pés. Foto Kalu Brum. Disponível aqui.
Às vezes uma ou mais gestantes se reúnem no mesmo chá de bençãos. Enquanto seus pés estão imersos em bacias com ervas e água quente, doulas e mães conversam sobre o parto, tiram dúvida, criam relação com a gestante. Os papais também participam e se tranquilizam tendo nas mãos mais informações sobre a bendita hora. E nesse encontro se estabelece uma verdadeira corrente positiva.
Depois do escalda pés, procuramos um local mais tranquilo para as bençãos. Todos fecham os olhos e Geo conduz em uma vizualização focando, principalmente, na idealização do parto perfeito e a chegada tranquila da nova vida no planeta. Cada uma das mulheres presentes envia suas bençãos, verdadeiras intenções que são pérolas, repletas de emoção.
Conto hoje sobre este evento para inspirar que você possa fazer o mesmo em um chá de bebê ou em um encontro bacana com amigas. Ao invés de brincadeiras bobas ou presentes sem significado,  um chá de bençãos, com histórias positivas, com a vizualização do parto, a dissolução de mitos e medos pode ajudar muito no pré e pós parto.
Neste momento de fragilidade e força, com outras mulheres, nos sentimos poderosas e amparadas. Realmente é uma delícia. Fica aqui a idéia para você levar para os quatro cantos deste Brasil e do mundo."
Fonte: Chá de Bençãos

E o relato de uma mãe:
"Foi muito importante pra mim ouvir cada bênção, cada uma ficou gravada em minha mente e coração e já estão servindo de um suporte tremendo nessa grande etapa. Obrigada! Muito obrigada por compartilharem seu amor e força. Por me transmitirem tanta confiança, segurança e me empoderarem para este momento único.", declarou Aline.
Fonte: Chá de Bençãos 2

Você não está sozinha!

Em Londrina-PR, estamos nos preparando para um primeiro brinde! Que venham pés-vermelhinhos em seus tempos, bem cuidados e acalentados!

Como deixar estes encontros ainda mais preciosos?
Bianca, comadre, por gentileza, tem aí uma prece bem bonita para este momento?




6 comentários:

  1. Tenho usado essa c/ frequência p/ momentos do comadrio, da linda Clarissa:

    "Por isso vamos nos sentar um pouco, comadre, só nós duas... e o espírito que se forma sempre que duas almas ou mais se reúnem com apreço mútuo, sempre que duas mulheres ou mais falam de "assuntos que importam de verdade".
    Aqui, neste refúgio afastado, permite-se... e espera-se que a alma diga o que pensa. Aqui sua alma estará em boa companhia. Posso garantir-lhe que, ao contrário de muitas no mundo lá fora, aqui sua alma está em segurança. Fique tranquila, comadre, sua alma está a salvo."

    _A Ciranda das Mulheres Sábias, de Clarissa Pinkola Estés.

    AMEI o post!
    Quero contar a experiência do Colo e Despedida da Barriga, do CAIS do Parto!
    E, q muitas mulheres possam celebrar a vinda da Vida c/ respeito!
    Beijos amiga querida!

    ResponderExcluir
  2. Oi Bianca!Lindo o testo sobre chá de Bênçãos,tenho grande paixão por este movimento de resgate do amor e troca feminina,peço permissão para postar em meu blog para compartilhar a informação com as mulheres com as quais tenho contato.Silvana Strapazzon

    ResponderExcluir
  3. Oi Bianca!Lindo o texto sobre chá de Bênçãos,tenho grande paixão por este movimento de resgate do amor e troca feminina,peço permissão para postar em meu blog para compartilhar a informação com as mulheres com as quais tenho contato.Silvana Strapazzon

    ResponderExcluir
  4. Olá Silvana querida!
    Esse post quem publicou foi Ana Carolina. parceira deste espaço!
    Claro q pode reproduzir o post!
    Um gde beijo!

    ResponderExcluir

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...