quarta-feira, 30 de maio de 2012

Iniciativa Maternidade Segura anuncia ganhadores

Foram anunciados ontem, 29 de maio de 2012, em Washingnton nos EUA, os vencedores do concurso de fotografias e de boas práticas em saúde materna, da Iniciativa Maternidade Segura - uma realização da Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS), da Organização Mundial de Saúde (OMS).


Primeira posição: "Parir", de Tali Elbert, Argentina.

O objetivo é chamar a atenção para as dificuldades enfrentadas pelos países da América Latina e Caribe em promover a saúde materna e neonatal, assim como destacar as experiências eficientes que têm tido sucesso na resolução dos problemas de saúde das mães e dos bebês. 

O concurso de fotografia premiou as melhores imagens sobre a promoção e proteção dos direitos das mulheres, mães e recém-nascidos, de acessar o mais alto padrão de atendimento em saúde disponível. A seleção recebeu mais de 2000 imagens participantes.

No concurso sobre as boas práticas, foram premiadas as melhores experiências em nível comunitário, estatal e institucional (serviços de saúde), que obtiveram redução eficaz da mortalidade materna e melhoraram o atendimento à gestante e recém-nascidos. 

Mais de 121 experiências de 22 países foram avaliadas. 
E o Brasil foi premiado nas três categorias de boas práticas. Confiram.

À esquerda, segunda posição: "Maternidad Digna" de Cecilia Monroy, México. À direita, terceira posição: "Pobreza económica, riqueza de amor maternal", de Gustavo Raúl Amador, Honduras

- Concurso de boas práticas na comunidade: terceira posição para o Programa Mãe Curitibana (Curitiba-PR), pelo aumento no atendimento ao pré-natal e partos institucionais, entre outras realizações

- Concurso de boas práticas institucionais, promovidas pelos serviços de saúde: terceira posição para a Casa de Gestantes Zilda Arns, do Hospital Sofia Feldman (Belo Horizonte-MG). Um programa que mostrou os benefícios da implementação de casas maternas para a redução das mortes maternas e infantis. 
- Concurso de boas práticas governamentais, de Estado: terceira posição para a Comissão Perinatal de Belo Horizonte - Gestão da qualidade e da integralidade do cuidado para a mulher e a criança no SUS (Belo Horizonte-MG). Pela redução da mortalidade materna, aumento de consultas no pré-natal, e uma mudança na relação dos serviços com os direitos das mulheres e dos bebês.


Além das homenagens de reconhecimento, os vencedores são incluídos em um e-book sobre Maternidade Segura (a ser lançado em 2012), e também recebem prêmios em dinheiro, cujos valores variam entre mil e três mil dólares.

A Iniciativa Maternidade Segura é um chamado conjunto da OPAS com agências das Nações Unidas e ministérios da saúde nas Américas.

O objetivo da Iniciativa é reduzir a mortalidade materna e alcançar o acesso universal à saúde reprodutiva. 

De acordo com estimativas da OPAS e da OMS, a redução das mortes maternas na América Latina e Caribe ainda não é suficiente para alcançar a meta do Objetivo de Desenvolvimento do Milênio número 5, que estabelece a redução de 75% até 2015, em comparação com dados de 1990. 


Super parabéns aos premiados, que suas experiências sirvam como fonte de inspiração, para que sejam replicadas para todas as brasileiras!


Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...