quarta-feira, 5 de junho de 2013

Dos Trilhos

Ontem, dia 04, terça-feira inaugurei minha participação como colunista blogueira no Diário de Ourinhos, um jornal de circulação local nesta cidade do interior paulista onde passei minha infância. A terrinha.

Compartilho com vocês a leitura e @s convido para estar, às terças, lá com a gente, através do link: http://diariodeourinhos.com.br/blog.asp?codblog=37

Espiem, também, uma entrevista neste mesmo veículo sobre o papel das Doulas - aqui!

Foto de Felipe Augusto.

Dos Trilhos

Inauguro nesta terça-feira mais uma nova coluna no Diário de Ourinhos, assinada por mim, Bianca, hoje Lanu.
Nascida na 1a. segunda-feira da década de 1980, em Chavantes, passei minha infância, nos anos 90, na terrinha ourinhense, berço de velhas amizades, muitas histórias e aprendizados!
À convite de Natália Eloy venho prosear com vocês sobre o universo feminino, seus sabores, amores, dores e nascimentos, trazidos pelo ventre de cada mulher que gesta.
Com formação acadêmica em Ciências Sociais, pela Universidade Estadual de Londrina - UEL, em 2006 vim para o Vale do Ribeira, na ilha de Cananéia, litoral sul paulista colocar a teoria antropológica em práxis! Um novo modelo de vida se apresentou a mim, e muitas metamorfoses foram vividas, cercada por montanhas, botos, lagamares e um povo de uma sabedoria vasta e sustentável, narrada em seus causos, lendas, mitos e ritos.
Nessa mesma ilha lecionei, produzi projetos voltados ao registro e valorização da Cultura Caiçara, escrevi e organizei algumas publicações literárias, e pari em casa, meu 2o. filho, Rudá, e aí Lanu inicia sua caminhada mais orgânica. Do parto, me reparto e compactuo com cada mulher essa beleza da gestação, nascendo, também, o Blog Parto no Brasil em parceria com a jornalista e mestre em Saúde Pública, Ana Carolina Franzon, mãe de Iara, e minha querida amiga-comadre.
Do espaço virtual para o ativismo, a militância, e o caminhar como aprendiz de parteira tradicional, onde muitas emoções se depuraram, decantaram para que a maturidade pudesse começar a ser encontrada, nesta missão sagrada, e de imensa responsabilidade, como instrumento desse resgate da sacralidade feminina, tão massacrada por anos deste império patriarcal.
Gestação, tipos de parto, parto natural, métodos alternativos de cura, amamentação, cuidados naturais com o bebê, empoderamento e autonomia feminina serão os temas-chave desta coluna, mas, também, as andanças por outros trilhos dessa caminhante caipira, que no solo caiçara nasceu novamente!
Aho!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...