terça-feira, 22 de novembro de 2011

Porque o parto é nosso!


Imagem daqui.
Hoje começamos o dia compartilhando muito material bacana pela blogesfera afora! Link
Bora lá?!
Desde a matéria desde último domingo, na capa do jornal Folha de São Paulo, sobre nossas altíssimas (e vergonhosas) taxas de cesáreas que muito se fala sobre o assunto (leiam na íntegra aqui!). Ontem, o blog Mamíferas divulgou um post redigido pelas três editoras do espaço, Kalu Brum, Renata Penna e Nanda Café e nos faz (re)pensar o porquê desses assustadores índices - 52% de cesarianas no Brasil, e agora?
Outro espaço que discute o tipo de assistência prestada a uma gestante pelo Sistema Único de Saúde (SUS), porém s/ ter o autor nomeado é o blog Pré Natal no SUS, onde relatam-se as consultas, os exames, o atendimento, e a falta da boa prosa sobre gestação e parto, que é o que toda mulher mais necessita e deseja durante essa fase.
Indo de encontro a esta questão, em maio de 2010 escrevi um post no Mamíferas sobre como proporcionar de forma democrática e, inclusive, socialista, uma assistência p/ todas, e não apenas para àquelas que detém a (boa) informação, e um cuidado 1:1 durante o trabalho de parto e no parto, em Antropologia Militante.
Em setembro, neste mesmo veículo falei da responsabilidade da própria mulher neste momento, que deve ser protagonista de sua história, e não somente delegar ao médico/a como será seu parto e o nascimento de seu filho/a, em Tomar para si as rédeas da situação.
Finalizo c/ o blog PNAC - Parto Normal Após Cesárea, da doula Rebeca Celes, sobre relatos de parto após cesáreas anteriores - aqui!
Pois, o parto é nosso!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...