Via rede social Facebook foi criada uma articulação, mediada por mães e profissionais se posicionando contra o reality show Game de Bebês, exibido pelo Programa Mais Você. Confiram o abaixo-assinado, e a mesa-redonda que vai acontecer hoje à noite, p/ debater o assunto. Leia mais nos blogs Mamíferas - Tudo parece tão errado que parece certo, por Tata e Cientista que virou mãe - Contra a mercantilização da infância, por Ligia Sena.
Abaixo-assinado:
O programa de televisão matinal “Mais Você”, apresentado todos os dias, exceto aos finais de semana, pela jornalista Ana Maria Braga, na Rede Globo, em tv aberta, vem transmitindo o quadro “Game de Bebês - Hipoglós Amêndoas”, que apresenta sete mães com seus bebês, parcialmente confinados em um espaço do programa, sendo que as mães com seus filhos dormem em hotéis, e vão para a casa do programa para participar das ‘provas’ propostas.
Como em um "Big Brother" infantil, as mães e seus filhos competem por um prêmio final, e são submetidas a competições, além de semanalmente serem expostas a uma eliminação, em que a dupla mãe/bebê escolhida pelo público é eliminada da atração.
Como mães, pais, profissionais da área e indivíduos que se preocupam e zelam pela preservação da infância e pelo respeito ao desenvolvimento infantil manifestamos nossa indignação com esta atração sensacionalista, que explora crianças como se fossem objetos de uso, transformando-as em propriedade a ser manipulada diante dos olhos coniventes da sociedade, em um programa matutino da rede de televisão mais assistida do país.
Além de submeter as crianças a um ambiente inóspito cercado de câmeras e controle e afastadas de todas as suas referências de afeto e segurança, a atração, que tem como parte de sua dinâmica criar um ambiente competitivo e estressante para as mães (o que, obviamente, afeta negativamente os bebês), conta com o apoio e a participação de profissionais que disseminam informações equivocadas e desatualizadas no que diz respeito à puericultura. Exemplo disso foi a fala do educador Marcelo Cunha Bueno a respeito do processo de desmame, recomendando a interrupção do aleitamento quando a criança começa a andar, contrariando a recomendação da Organização Mundial de Saúde e do Ministério da Saúde, que recomendam o aleitamento materno por dois anos ou mais.
Por meio deste manifesto, nós abaixo assinados repudiamos a postura desrespeitosa da Rede Globo, da produção do programa Mais Você, da empresa Procter & Gamble, patrocinadora da atração por meio da marca “Hipoglós Amêndoas”, e de todos os envolvidos nesta exploração cruel e inaceitável das crianças expostas no programa. Crianças não são objetos e não devem ser expostos em sua fragilidade natural. Crianças devem ser cuidadas e protegidas. Se não por seus pais, se não pela sociedade em que vivem, por quem?
ASSINEM AQUI!
*Redigido por Renata Penna, c/ colaboração de Bianca Lanu.
Mesa-redonda:
O que representa a existência e a aceitação popular de um reality show com bebês?
O que isso diz sobre nossa sociedade?
Que tipo de tratamento estamos dando às nossas crianças?
E mais um monte de questões que NÃO VÃO calar.
VAMOS FALAR A RESPEITO!
Você está mais que convidado a participar.
Chega de aceitar que bebês sejam usados como mercadorias.
Às 20 horas, conecte-se e participe!
Avise os amigos, chame o pessoal, compartilhe - http://ead.qualichart.com.br/#!/items/20121204125205442
Nenhum comentário:
Postar um comentário