Esta rata de sebo mais que depressa se recordou de tantas lindas leituras que estiveram contigo desde a gestação de Rudá, até os dias de hoje. E, também compartilhou os livros já citados no Blog, inclusive p/ baixar.
A convite de Kalu me propus a escrever sobre Quando o corpo consente, escrito há seis mãos francesas - de uma gestante, sua mãe terapeuta, e uma parteira - publicado em 1997, numa deliciosa trajetória, semana a semana, da gestação de Marie.
Mais que o enredo, este livro tem uma valor muito especial p/ mim. Presente de Ana Carolina, e comentado como: "Você TEM que ler!!!".
Eu, gestando Rudá, no início do 2o. trimestre, Ana, c/ Iara nos braços, c/ três meses e Paulinha, uma amiga nossa, em Londrina/PR, num doce encontro!
Foto: Acervo pessoal de Bianca Lanu, por Fernando Henrique.
A cada página muita emoção, pois você se espelha na narrativa da gestante, já que muitas sensações dela também são as suas, como angústias, inquietações, alegrias, e toda esta onda que nos cobre nesta fase. Ao seu lado estão a terapeuta, que por acaso é sua mãe, que lhe passa exercícios de respiração e relaxamento, e a parteira Paule, que lhe informa sobre os períodos e etapas gestacionais.
Me lembro de uma vez que fui em uma das consultas de rotina, que fiz pelo SUS, e na fila aproveitei p/ ler um capítulo, e ao sair do encontro c/ a ginecologista quanta diferença pude vivenciar da assistência lida e a que eu tinha disponível, daquela que te trata como um número, um protocolo, que apenas mede sua altura uterina, confere exames, receita vitaminas, e nem te olha nos olhos.
P/ enriquecer a história este mesmo livro fez c/ que a cientista que virou mãe, Ligia estreitasse seus laços c/ a gente, sendo ela quem divulgou na lista Parto em Casa, de Florianópolis/SC o link p/ baixá-lo, e nos conta c/ muito amor um pouco mais, em A internet, as mulheres e as comadres: ao Parto no Brasil com carinho!
Eu, Rudá, Ligia e Clara, na Av. Beira-mar, em Cananéia/SP, em nosso reencontro, em 2011.
Foto de Frank Maia.
"Queridas! Fui verificar se os links para o livro ainda estavam válidos (estão, ufa!) e me toquei de que vcs publicaram isso no dia do nascimento da Clara. Enquanto publicavam, e digitavam meu nome, eu estava em contrações... Não dava para não sermos amigas, não é? Grande companheiras. Um beijo grande. "
O exemplar em questão está carinhosamente emprestado p/ a comadre, q inicia seu 2o. trimestre de gravidez, e nos enche de felicidade ao ver o barrigão crescer!
Rudá e Fer, num belo dia de sol e mar, no Boqueirão Sul da Ilha Comprida/SP!
Foto: Bianca Lanu.
---
Quanta gente querida ilustrando esta postagem!!!
Nenhum comentário:
Postar um comentário