domingo, 5 de maio de 2013

Dia das Parteiras - Parteiras tradicionais e uma homenagem especial



Oficina de Bordado - Arpilleras, p/ produção da arte têxtil p/ o Projeto Parteiras Caiçaras

Eu e Bianca decidimos publicar hoje esse texto no Cientista Que Virou Mãe como forma de homenagear todas as parteiras que conhecemos. Todas as parteiras urbanas e contemporâneas que conhecemos e admiramos e que muito nos têm influenciado em nossa busca pela democratização do acesso a um parto cheio de respeito e sem violência. Mas, também, às parteiras tradicionais. Essas  mulheres que têm, desde sempre, garantido nascimentos sem violência pelo interior do país e em comunidades onde os valores tradicionais ainda são preservados e onde a hegemonia médica tecnocrática ainda não os esmagou. 

"Apesar desse forte movimento pela humanização do parto, as parteiras tradicionais sofrem pela falta de reconhecimento, pela desvalorização. É como se o saber empírico delas não tivesse notoriedade, mostrando o quanto nossa sociedade é cartesiana e tecnificista. Os anos de prática, as intercorrências, a transmissão oral do saber, de uma parteira mais experiente, não tem valia, inclusive para muitos grupos do movimento. E quando elas são destaque, sempre é como uma senhorinha, de lenço na cabeça, pitando cachimbo, como se essa fosse a figura das parteiras tradicionais apenas. Somos muitas! E de diferentes áreas, formações e num caminhar permanente, de aprendizado, estudo, reflexão e entrega. Não é um 'curso' que forma uma aprendiz de parteira, mas suas vivências, acompanhamentos, trocas. Ninguém sai por aí partejando a Deus dará sem ter embasamento técnico, e cada parto te ensina algo, te faz outra" - diz Bianca.

Leia, na íntegra: Dia das Parteiras - Parteiras tradicionais e uma homenagem especial, por Ligia M. Sena, do blog Cientista que virou mãe.


* Leia mais sobre o Dia Mundial das Parteiras em:

Dia da Parteira & Marcha das Parteiras 2011

Dia Mundial das Parteiras Tradicionais, por Suely Carvalho

Dia Mundial das Parteiras e seus múltiplos -

Parte I
Parte II
Parte III, por Suely Carvalho
Parte IV

05 de Maio, Dia da Parteira

Foto: Acervo pessoal de Bianca Lanu.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...