terça-feira, 26 de abril de 2011

Mães de Umbigo - Parteiras da Amazônia

Foi inaugurada hoje no Sesc Pompéia, em São Paulo capital, a exposição fotográfica Mães de Umbigo - Parteiras da Amazônia, c/ 53 fotografias de 2000 a 2004 do cotidiano de populações ribeirinhas durante o nascimento de seus bebês amparados por parteiras tradicionais, por Stephanie Pommez, também cineasta - informação já veiculada aqui de forma sucinta em nossa Agenda Parto no Brasil de 13 de abril.

Pelas mãos das velhas parteiras da Amazônia uma jornada íntima se inicia diariamente na busca pela renovação de vida. Morte e nascimento se unem nesse equilíbrio delicado, expresso nas faces dessas mulheres que vivenciam um momento ao mesmo tempo único e universal da existência humana. Por entre as margens dos rios amazônicos, ao tangenciar o ritmode vida que flui nas correntezas e na seiva dos troncos das florestas, é configurado a essas mulheres o poder de conservação do patrimônio cultural desta região.
O desejo pela substância vital transfigura-se em suas mãos capazes de trazerem à luz um corpo individual e ao mesmo tempo resvalar em uma prática coletiva, detentora do saber de um povo que vive em seu cotidiano as experiências proporcionadas pela intimidade com a natureza. À semelhança das profundas raízes que procuram pela seiva mais recôndita das árvores na floresta para se transformarem em verde folhagem, seu saber ancestral permite a conservação e a continuidade da vida social da população ribeirinha, evidenciando o respeito ao ciclo da vida.
A exposição fotográfica “Mães de Umbigo _ Parteiras da Amazônia” _ apresentada pelo SESC São Paulo, ao retratar as questões relativas à gravidez e ao parto em um contexto cultural diverso dos grandes centros urbanos pretende despertar o olhar à variação cultural brasileira. Para o SESC, o intuito de ampliar a educação para o olhar, nos territórios do perceptivo e do emocional propiciados pela arte, reafirma seu compromisso com a difusão cultural voltada para o exercício do pensamento. Ampliar o repertório visual reitera uma sensibilização que nos permite vislumbrar os conteúdos simbólicos presentes no coletivo que emanam da arte e convidam para a busca por variadas interpretações, fruto de uma visão atenta às diferentes modulações da paisagem humana.
Danilo Santos de Miranda - Diretor Regional do SESC São Paulo
Atividade cultural gratuita! P/ quem não é da terra da garoa e está de passagem opção imperdível, e disponível até 26 de junho - a data na minha agenda já está marcada!
De terça a sábado, das 10 às 21 horas; domingos e feriados, das 10 às 20 horas, na área de convivência do Sesc Pompéia, na R Clélia, 93 - tel.: (11) 3871-7700. C/ acesso para deficientes e s/ estacionamento.
A exposição conta ainda com uma equipe de educadores para realizar visitas com grupos agendados, que receberão as escolas agendadas pela FDE nos meses de abril, maio e junho, às 9h30 e às 14h30 - tratar pelo e-mail c/ vania@pompeia.sescsp.org.br.
Neste sábado, dia 30, a autora contará esse experiência às 15 horas, em um bate-papo c/ Ana Paula Vianna, da ong Grupo Curumim.
Outras mídias noticiaram o evento:
Catraca Livre - http://catracalivre.folha.uol.com.br/2011/04/exposicao-maes-de-umbigo-parteiras-da-amazonia-brasileira/
Revista Crescer - http://revistacrescer.globo.com/Revista/Crescer/0,,EMI228288-10543,00.html
CG Cesár - http://www.cesargiobbi.com.br/materia/variedades/15756/maes_de_umbigo_%E2%80%93_parteiras_da_amazonia
Conheçam também o site da fotógrafa - http://www.stephaniepommez.com/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...